Conape 2022: profissionais da Psicologia relatam experiências da atuação na Educação Básica e reforçam importância da Lei 13.935

Conferência Nacional Popular de Educação também aprova Moção em defesa da efetiva implantação da legislação por estados e municípios

 

Card com foto de pessoas em atividade na CONAPEEncerrou-se neste domingo a II Conferência Nacional Popular de Educação, a Conape, em Natal/RN. Nos dois dias de conferência, a delegação da Psicologia integrou rodas de conversa sobre a atuação na área; compartilhou experiências, por meio de apresentações de trabalhos acadêmicos; e promoveu o lançamento de publicações que destacam a importância da Psicologia e do Serviço Social na Educação Básica, estabelecida pela Lei 13.935/2019.

“A Psicologia está presente na Conape, lutando para concretizar a implementação da lei que garante a presença de psicólogas e assistentes sociais nas escolas. Estamos aqui fazendo incidência por uma educação pública de qualidade e que preserve o desenvolvimento das nossas crianças e dos nossos adolescentes”, destacou a presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Ana Sandra Fernandes.

A grande Plenária das delegadas e dos delegados aprovou Moção proposta pelo Conselho Federal de Psicologia em defesa da implantação da Lei 13.935 por estados e municípios. O documento ressalta que Psicologia e o Serviço Social contam com uma luta histórica em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e emancipadora, capaz de transformar as diversas realidades – de modo a viabilizar a construção de um mundo mais justo e menos desigual.

“A atuação de psicólogas e de assistentes sociais é imprescindível para tornar o ambiente escolar inclusivo, contribuindo com a promoção da aprendizagem para todas as crianças e adolescentes, considerando seus diferentes modos de ser, pensar e viver”, destaca o texto.

Atividades

Os trabalhos na Conape tiveram início no sábado (16) pela manhã e se prolongaram por todo o dia, com sessões de debates das comunicações orais. Foram mais de 20 trabalhos acadêmicos apresentados por psicólogas e psicólogos de todo o país com relatos de experiências da atuação na educação.

Ainda no sábado, a Conape promoveu livros e obras diversas. Na temática da Psicologia na Educação, foram lançadas as publicações “Por que a Psicologia na Educação? Em defesa da emancipação humana no processo de escolarização”; e “Práticas em psicologia escolar: do ensino técnico ao superior”.

Também foi lançado o livro “Nordeste Crianças: Olhares das Infâncias”, publicação editada pelo Conselho Federal de Psicologia e pela Frente Nordeste Criança. A impressão contempla 40 desenhos realizados por crianças nordestinas que vivem em diversos contextos sociais nas cidades, no litoral, no campo, no sertão, em favelas, quilombos, aldeias e assentamentos.

“Esse material é espetacular. O Conselho Federal desenvolveu esse material procurando responder às questões sobre o impacto psicossocial na vida de crianças e adolescentes no contexto de pandemia”, destaca a presidente do CFP.

O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira composta por informações teóricas e a segunda, com ilustrações feitas por crianças de todo o nordeste brasileiro. “As nossas crianças foram nos contar como foi a experiência delas na vivência da pandemia. E fizeram isso de uma forma linda e lúdica por meio de desenhos”, pontua Ana Sandra.

A edição impressa da publicação foi distribuída no estande montado pelo Conselho Federal de Psicologia e pelo Conselho Federal de Serviço Social na conferência. A procura foi tão grande que os exemplares se esgotaram logo após o lançamento. A versão digital da obra pode ser baixada gratuitamente no site do CFP. Baixe o livro Nordeste Crianças: Olhares das Infâncias.

Carta de Natal

Ao término dos trabalhos, a plenária composta por trabalhadoras e trabalhadores da educação aprovou a Carta de Natal, o documento final da conferência. A Carta registra o compromisso coletivo em defesa da educação pública de qualidade, laica, democrática e inclusiva. A atividade, que aconteceu pela manhã, foi referenciada em plenário como “Conape da esperança”.

Delegação da Psicologia

Apoiador do evento, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou da conferência com uma delegação composta por psicólogas e psicólogos que integram o Conselho Federal, os 24 Conselhos Regionais e entidades da Psicologia que compõem a Coordenação Nacional para a Implementação da Lei 13.935/2019, como a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e a Federação Nacional de Psicólogos (FENAPS).

Confira a galeria de imagens:

Conape 2022 – Abertura
Conape 2022 – Sábado
Conape 2022 – Domingo

Saiba mais

Psicologia na Educação: Conape 2022 começa na 6a feira (15) com participação do CFP
Sistema Conselhos e entidades da Psicologia rumo à CONAPE 2022
CFP divulga chamada pública para apresentação de trabalhos na Conape 2022

2022 - Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia do Conselho Federal de Psicologia