Psicologia e Serviço Social na Educação Básica: Por que o debate é tão importante?

Na educação básica, Psicologia e Serviço Social desempenham papéis cruciais, moldando um ambiente inclusivo e favorecendo o desenvolvimento pleno dos estudantes. É um caminho de luta e conquistas: mais de duas décadas para a Lei nº 13.935/2019 se tornar realidade, e ainda mais batalhas pela sua efetivação. Agora, com a Lei nº 14.276, um passo significativo foi dado, permitindo que recursos do Fundeb sejam direcionados para o pagamento desses profissionais. Este é um registro da persistência de entidades como o CRP-10 e de tantas outras na busca por uma educação pública de qualidade, inclusiva e com direitos garantidos.

É importante valorizar o papel da Psicologia e do Serviço Social na educação básica por diversos motivos. Primeiramente, essas disciplinas têm uma longa história de contribuições significativas para o campo educacional, ajudando a compreender e a lidar com as complexidades das necessidades emocionais, sociais e cognitivas dos estudantes.

A presença de psicólogas(os) e assistentes sociais nas escolas não apenas auxilia na identificação e no atendimento de dificuldades individuais dos alunos, mas também contribui para o desenvolvimento de estratégias que promovam um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo. Isso é essencial para garantir que todos os estudantes, independentemente de suas diferenças e desafios, tenham acesso a uma educação de qualidade.

Além disso, a atuação desses profissionais na educação básica é fundamental para a efetivação de direitos e políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes em idade escolar. Eles desempenham um papel crucial na promoção do bem-estar e na garantia de uma educação que respeite e valorize a diversidade.

Portanto, reconhecer e apoiar a presença de psicólogas(os) e assistentes sociais nas escolas é fundamental para promover uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade para todos os estudantes.

Fonte: CRP-10 PA/AP

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