Publicações

Acesse as principais publicações que destacam a importância e o papel de psicólogas(os) e assistentes sociais na rede pública de educação básica, bem como materiais para a mobilização em torno da Lei 13.935/2019.

Nota Técnica CFP nº 8/2023 – A Psicologia na prevenção e enfrentamento à violência nas escolas

Ao ressaltar que a Psicologia Escolar deve realizar uma análise ampla da conjuntura social e política que afeta a vida cotidiana da comunidade escolar e os limites impostos por essa realidade para promover ações específicas de prevenção e posvenção, a nota técnica apresenta uma série de recomendações às psicólogas e aos psicólogos, compreendendo o papel central desta ciência e profissão no combate ao problema.

Autor: Conselho Federal de Psicologia

Cartilha: Psicologia e Serviço Social na educação básica. Lei 13.935/2019. Essa luta tem história!

Com a aprovação da Lei no 13.935/2019, toda a rede pública de educação básica no país deve contar, agora, com a presença de psicólogas, psicólogos e assistentes sociais em suas equipes multiprofissionais – uma importante ferramenta para a consolidação de um ensino público inclusivo, de qualidade e garantidor de direitos.

Psicólogas(os) e assistentes sociais na rede pública de educação básica: orientações para regulamentação da Lei 13.935/2019

É com imensa satisfação que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) apresentam a sistematização do manual “Psicólogas (os) e Assistentes Sociais na rede pública de educação básica: orientações para regulamentação da Lei nº 13.935, de 2019”, fruto do empenho conjunto entre as duas autarquias e as entidades parceiras.

Nordeste Criança: Olhares das Infâncias

O que você encontrará nas páginas seguintes representa mais do que simples desenhos de crianças com idade entre quatro e doze anos. Ao reconhecer seu lugar de fala e protagonismo para que se expressassem, essas crianças nos mostram mais do que a vista de suas janelas. Elas nos confiam seus corações, seus segredos e angústias. Elas nos convidam, por meio de sua arte, a experienciar suas realidades, compreendendo que para além de seus quintais existe uma infinidade de crianças que, como elas próprias, ainda buscam neste cenário atual alguma explicação  para decifrar o mundo que se transformou de forma tão abrupta.

Pesquisa Violência e Preconceitos na Escola

A Pesquisa Violência e Preconceitos na Escola, desenvolvida entre os anos 2013 e 2015, representa uma relevante contribuição da Psicologia para pensarmos os fenômenos dos preconceitos e da violência no contexto escolar brasileiro.

Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) na Educação Básica

O documento procura abordar a educação básica como direito humano fundamental, em uma perspectiva crítica, pautada na diversidade humana e protagonista nos enfrentamentos a preconceitos, racismos, pobreza e distribuição de renda. Para a atuação da Psicologia na educação, é necessário que as(os) psicólogas(os) trabalhem em consonância com a garantia desse direito fundamental, como apontam a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Código de Ética do Psicólogo.

Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação

A publicação tem como objetivo contribuir para que a atuação profissional na Política de Educação se efetive em consonância com os processos de fortalecimento do projeto ético-político do serviço social e de luta por uma educação pública, laica, gratuita, presencial e de qualidade, que, enquanto um efetivo direito social, potencialize formas de socialiabilidade humanizadoras.

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