Publicações

Acesse as principais publicações que destacam a importância e o papel de psicólogas(os) e assistentes sociais na rede pública de educação básica, bem como materiais para a mobilização em torno da Lei 13.935/2019.

Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação

A publicação tem como objetivo contribuir para que a atuação profissional na Política de Educação se efetive em consonância com os processos de fortalecimento do projeto ético-político do serviço social e de luta por uma educação pública, laica, gratuita, presencial e de qualidade, que, enquanto um efetivo direito social, potencialize formas de socialiabilidade humanizadoras.

Cartilha: Psicologia na e com a Educação: criando possibilidades e promovendo experiências

Cartilha elaborada pela Comissão de Educação em conjunto com os Núcleos de Educação da Subsede Serra, Subsede Centro-Oeste e Subsede Sul. Tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância da Psicologia na Educação e conscientizar gestores municipais sobre a necessidade de incluírem psicólogas e assistentes sociais na educação básica, conforme disposto na Lei 13.935 de 2019.

E-book: Percursos e experiências da Psicologia na e com a Educação no Rio Grande do Sul

Elaborado pela Comissão de Educação em conjunto como os Núcleos de Educação da Subsede Serra, Subsede Centro Oeste e Subsede Sul do CRPRS, o e-book “Percursos e experiências da Psicologia na e com a Educação no Rio Grande do Sul” reúne relatos de experiência que reafirmam o papel transformador da Psicologia articulada ao campo educacional.

Revista Diálogos – nº11

Este número da revista DIÁLOGOS é um convite à reflexão sobre a importância da  educação em suas múltiplas funções – processo social, política pública, contexto de exercício profissional da psicóloga. Para a construção de um panorama da área da  educação e suas inter-relações com a Psicologia, contamos com as vozes de profissionais de todas as regiões do país que compartilharam suas opiniões e conhecimentos.

Ebook: Psicologia Escolar e Educacional: cartografia de um fazer

Ebook produzido pelos Núcleos de Educação do CRPRS com o objetivo de contribuir
com uma reflexão teórico-prática sobre possibilidades e desafios da atuação da/o psicóloga/o na Psicologia Escolar e Educacional.

Psicologia na educação: saberes e fazeres

Material produzido pelos Núcleos de Educação do CRPRS como uma proposta de orientação às/aos profissionais de Psicologia que atuam nas áreas da Psicologia Escolar e Educacional.

Práticas e pesquisas em Psicologia e Educação: experiências de Minas Gerais – Volume 2, 2019

O presente livro decorre dos trabalhos apresentados no 1º Encontro e Mostra de Práticas em Psicologia Escolar e Educacional do Centro-Oeste, ocorrido no dia 11 de maio de 2018, em Divinópolis (MG), atividade organizada pela Comissão de Psicologia Escolar e Educacional da Subsede Centro-Oeste do CRP-MG; e o outro é a II Mostra de Práticas em Psicologia e Educação, que aconteceu no dia 20 de setembro de 2018, em São João del-Rei (MG).

Livro digital (e-book) – Práticas e pesquisas em Psicologia e Educação: experiências de Minas Gerais – Volume 1, 2017

Os trabalhos apresentados na I Mostra de Práticas em Psicologia e Educação estão disponíveis em formato digital.

A Mostra e o e-book são iniciativas do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional. A Mostra foi realizada em Belo Horizonte, em 2016. A publicação reúne artigos sobre os trabalhos que foram apresentados durante o evento.

 

2022 - Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia do Conselho Federal de Psicologia